Força-tarefa da Prefeitura fará ‘arrastão’ de limpeza para combater escorpiões e mosquitos da dengue

13/09/2021

Uma força-tarefa com vários setores da Prefeitura de Barretos reforçará o trabalho dos agentes de Controle de Vetores para dar início, a partir desta segunda-feira, dia 13, a um ‘arrastão’ de limpeza e retirada de madeira e demais materiais que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue e também esconderijo para escorpiões.
O arrastão começa na próxima semana pelos bairros Luis Spina, Nadir Kenan, Cecap e adjacências, pois foi verificado que é a região mais crítica em relação à limpeza de terrenos e dos quintais em geral.
Está prevista também uma grande ação de limpeza nos condomínios de apartamentos localizados nessa região, conhecidos como Predinhos. “Nosso intuito com esse trabalho é melhorar a qualidade de vida desses moradores”, comenta a coordenadora de saúde do Controle de Vetores, Cristiane Parreira Lima.
Além disso, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) fará um trabalho de desentupimento da rede de esgoto nas localidades em que há a necessidade.

O perigo dos escorpiões
Somente em 2021, foram 174 ocorrências de aparecimento de escorpiões registradas pela Prefeitura. Essa tem sido uma das maiores pragas combatidas pelo Controle de Vetores. Por isso, os moradores poderão colocar latas, garrafas, restos de construção, madeira e outros tipos de materiais para que sejam recolhidos e dados o devido descarte, evitando o aparecimento de baratas, cupins e outros insetos e, em consequência disso, de escorpiões.
Esse trabalho também será de fundamental importância contra os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue e de outras doenças. Por isso, após a passagem das equipes de limpeza, os bairros também receberão um ‘fumacê’ com inseticida para eliminar os mosquitos.

Atenção ao carro de som
Os moradores poderão ficar sabendo o dia em que as equipes passarão pelo seu bairro por meio da imprensa, dos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura e também por meio de um carro de som emitindo um aviso.
“A ideia é iniciar agora esse trabalho para que nos meses de calor e chuva, os moradores não sofram com a dengue e outras doenças”, pontua a coordenadora de saúde do Controle de Vetores.

Conscientização
Os detalhes foram acertados durante uma reunião na manhã desta sexta-feira, dia 10. Durante o arrastão, também será feita uma campanha de conscientização dos moradores quanto à necessidade de cuidar dos seus quintais e terrenos, evitando o acúmulo de materiais que possam ser criadouros de mosquitos, baratas e escorpiões.
“Durante a visita, nós fazemos a vistoria no imóvel e também entregamos panfletos com orientações contra o aparecimento dessas pragas, evitando doenças que podem matar. Se todos colaborarem, podemos ter uma cidade mais limpa e mais segura para todos”, frisa a gerente de serviços em saúde, Ana Cláudia Oliveira.

DICAS PARA MANTER A CASA LIVRE DE ESCORPIÕES

1 – LIXO ORGÂNICO
Não acumule lixo orgânico, entulhos, materiais de construção e objetos ocos, dentro ou fora de casa. Eles podem oferecer condições para o surgimento de ninhos de escorpiões.

2 – QUINTAIS E ÁREAS EXTERNAS
Mantenha locais como jardins, celeiros e quintais sempre limpos e livres do acúmulo de dejetos, pois podem servir de atrativo para que o escorpião se instale no local.

3 – ROUPAS
Examine roupas pessoais, de cama, banho e calçados antes de usá-los.

4 – PREDADORES DO BEM
Preserve predadores naturais como corujas, sapos, lagartixas e galinhas.

5 – PRAGAS DE HABITAT SIMILAR
Combata a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins, pois onde há condições para que esses se reproduzam, muito provavelmente há para os escorpiões.

Fotos: André Monteiro