NOTÍCIAS / Legislativo barretense poderá ter renovação histórica de vereadores

15/10/2020

Há exatos 1 mês para o pleito eleitoral, agendado para o dia 15 de novembro, com 344 candidatos confirmados concorrendo ao cargo de vereador, a briga por uma das 17  cadeiras na Câmara Municipal de Barretos está na proporção de 20 concorrentes para 1 vaga. Dos atuais 17 vereadores, seis não estarão concorrendo à reeleição, como é o caso dos vereadores João Mulata, Almir Neves, Leandro Anastácio e Dorivaldo de Almeida Júnior “Lilico”, enquanto Paula Lemos e Raphael Dutra estão concorrendo ao cargo de prefeito. Também neste ano, faleceram os vereadores Otávio Alves Garcia e Olimpio Jorge Naben, “Euripinho”, que recebiam votações expressivas e vinham sendo reeleitos há alguns anos.

Para o presidente da APPP (Associação Popular de Participação na Política), Dr. Eliezer Zanin, com essas saídas a Câmara já tem garantida uma renovação de mais de 50%. “Acredito que a renovação é importante e poderemos ter um índice maior de renovação, com eleição de pessoas que nunca ocuparam um cargo eletivo”, afirmou Eliezer.  Por outro lado, o dirigente da APPP,  acredita que o próximo chefe do executivo de Barretos, poderá não ter a sua base de apoio no Legislativo, com no atual mandato.

Já o  advogado Gerson Luiz Alves de Lima, ex-presidente da 7ª Subseção da OAB, acredita que a renovação não basta ser apenas de nomes na Câmara Municipal ou na   Prefeitura, mas precisa de mudanças de atitudes. “A população espera que as pessoas que entrem para exercer o cargo de vereador ou de prefeito, que tenham compromisso com a coisa pública, com a população sendo atendida em suas necessidades básicas e sem desvio de função dos recursos”, afirmou Dr. Gerson.